4 dicas para melhorar o atendimento em uma clínica médica

O bom atendimento aos clientes é um item essencial em qualquer negócio e se tratando de prestação de serviços relacionados à saúde, que em algumas vezes as pessoas estão fragilizadas e necessitando de um cuidado maior, isso se torna ainda mais importante.

Buscar formas de melhorar o atendimento em uma clínica médica garante uma experiência positiva aos pacientes, contribuindo para o retorno e fidelização deles. Continue a leitura deste artigo e saiba como fazer isso!

1. Analise a equipe de atendimento

Um dos principais fatores para melhorar o atendimento em uma clínica médica é analisar a atuação dos profissionais que trabalham nela e investir em treinamentos para aprimorá-lo, caso seja necessário.

Definir processos para tornar o atendimento mais eficiente e investir em treinamentos, cursos e palestras para as secretárias e outros membros da equipe são algumas formas de fazer isso.

É importante que suas secretárias sejam treinadas para oferecer um atendimento de qualidade, pois elas são responsáveis pelo primeiro contato com o paciente e a forma como isso é feito tem um impacto significativo na experiência dele.

2. Invista em tecnologia e marketing para melhorar o atendimento em uma clínica médica

A tecnologia é uma ótima aliada para facilitar os processos de sua clínica, sendo útil inclusive para a agendamento e confirmação de consultas.

Ao investir em software para agendamento online, por exemplo, você oferece mais uma opção ao cliente e diminui o tempo de espera no telefone. Já os sistemas para lembretes e confirmação de consultas por SMS ou e-mail, contribuem para reduzir as faltas de pacientes em exames e consultas.

A telemedicina também é extremamente benéfica para melhorar o atendimento em uma clínica médica. Com as novas tecnologias é possível realizar a pós-consulta por videoconferência, o que possibilita que o acompanhamento do caso seja feito de forma mais rápida e eficiente, otimizando o tempo do paciente e do médico.

3. Verifique a estrutura do local

A infraestrutura da recepção de sua clínica também é um fator importante para garantir um bom acolhimento ao paciente. Sendo assim, é preciso se certificar de que o ambiente está com a temperatura adequada, se a limpeza está correta, se há água e copos disponíveis, entre outros itens.

Investir em melhorias e buscar formas de deixar a espera dos clientes mais confortável é algo bastante significativo, por isso, além da infraestrutura básica, muitos médicos ainda oferecem Wi-Fi, café, chá e revistas atualizadas.

4. Ouça a opinião de seus pacientes

Analisar a opinião dos pacientes é extremamente positivo para quem almeja melhorar o atendimento em uma clínica médica, portanto, valorize e incentive os feedbacks deles.

Você pode fazer isso disponibilizando formulários de pesquisa de satisfação na recepção, com uma caixa de sugestões, ou ainda recebendo opiniões, dúvidas e reclamações pelos canais digitais da clínica, tais como redes sociais, site e e-mail.

No entanto, para ter bons resultados é importante utilizar a ferramenta corretamente, sendo assim, verifique os formulários, identifique os pontos que apresentam reclamações frequentes e busque melhorias.

É fundamental analisar diversos fatores para melhorar o atendimento em uma clínica médica, avaliando desde a estrutura do espaço até o trabalho de toda a equipe.

Esperamos que as dicas desse artigo de ajudem nisso!

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