Não importa qual estilo musical você gosta, aposto que você conhece ou já ouviu falar de Annita não é?
Tudo bem, tudo bem. Com exceção daquele seu tio que insiste em viver no mundo sem internet ou tv a cabo, ele talvez não saiba. Mas o fato é que a funkeira carioca conquistou o mercado da música nacional nos últimos anos.
Se você também viu a série documental dela na Netflix, já sabe que é só questão de tempo, até esse fenômeno virar mundial. A cantora é a brasileira mais seguida no Instagram.
Ela tem mais de milhões de fãs só na rede social e é uma das artistas mais ouvidas do Spotify. Só para você ter noção, os videoclipes dela tem na casa dos bilhões de visualizações. Tudo isso, saindo do anonimato. Desde 2014, assumindo a gestão da sua própria carreira.
Sim, a Anitta é a sua própria empresária. Mas, por que falar da Anitta em um canal sobre marketing digital?
Você deve estar se perguntando. Bem, o case Anitta, vem sendo abordado como parâmetro de sucesso por diversos canais especializados em marketing. Afinal, a Anitta não é só uma cantora, mas uma marca também.
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Toggle4 lições de marketing digital usadas pela Cantora Anitta
Trazendo essas perspectivas de negócios, separamos 4 lições de marketing usadas pela musa, que podem, e convenhamos, devem ser aplicadas quanto antes na sua estratégia de divulgação e comunicação na sua empresa.
Se existe algo que a Anitta sabe fazer bem, é manter sua imagem sempre ativa na mídia. E para isso, ela não depende de notas de fofoca sobre sua vida ou tentativa desesperada de chamar sua atenção.
A cantora sabe como, onde e por que aparecer. A musa está sempre com um novo projeto em andamento, participando de programas de televisão, gravando e divulgando novas músicas ou videoclipes e se apresentando na agitada agenda de shows pelo Brasil.
E tudo isso, sem falar da presença, realmente ativa, nas redes sociais. A cantora sabe que seu público tem ânsia por informação a seu respeito, e por isso, vive criando ações de engajamento nas plataformas digitais. Basicamente, Anitta produz notícias e por isso, é pauta recorrente.
Já se foi o tempo em que os veículos de comunicação, eram os únicos canais que conseguiam atingir grandes públicos. Hoje, uma marca pode ser sim, o seu próprio canal.
Produzindo conteúdo que seja interessante para o seu público, criando um senso de autoridade em cima da própria estratégia de Inbound Marketing.
Estratégia de co-branding da Cantora Anitta
Fazer parcerias não é uma novidade no mundo da música. Quantas vezes já não vimos um cantor de MPB produzir uma outra canção, com outro cantor de MPB? Ou ainda, uma banda de axé, tocar com uma outra banda de axé, nos carnavais mais animados da Bahia?
Até aí, nada de novo. Bem, pelo menos, até olharmos de novo o caso da Annita. Será que faz sentido, colocar uma funkeira para colaborar com uma dupla sertaneja, um cantor de forró, uma estrela colombiana de reggaeton, uma popstar australiana, uma drag queen brasileira?
É claro que faz. A estratégia da cantora é evidente. Atraindo públicos que estão associados a outros gêneros de músicas, e com isso, aumentar sua própria visibilidade num jogo em que ambas as partes saem vitoriosas.
Isso sim, é co-branding. A efetividade dessas ações, só provam o quão inteligente pode ser traçar uma estratégia de marketing que envolva a colaboração de duas marcas, como forma de promover um objetivo em comum.
Por isso, deixe o preconceito de lado e faça uma listagem com todas possíveis empresas ou personalidades, que podem contribuir de alguma maneira, para aumentar a visibilidade do seu negócio. E não deixe de colocar no papel os nomes, pelo menos à primeira vista, não tem relação nenhuma com seu produto. Afinal, você nunca sabe qual colaboração pode resultar no seu próximo beat. O relacionamento, é uma parte fundamental do processo de vendas para qualquer tipo de negócio.
E é nessa fase, que o consumidor tem contato mais intenso com o fornecedor. O que muitas vezes influência na decisão de compra de um potencial cliente.
E é essa mesma lógica, que é recorrente nos ensinamentos das boas práticas de Inbound Marketing, também se aplica no contexto musical.
Então, por que não dá uma espiadinha do outro lado do muro para ver se esse pessoal também não está fazendo alguma coisa que a gente pode utilizar por aqui. Como já dissemos antes, a Anitta sabe exatamente quem é seu público, onde ele está e o que ele deseja. Por isso, a cantora faz questão de deixar sua imagem constantemente presente na mídia tradicional ou nas suas redes sociais.
Mas, além de construir conteúdo de forma constante e recorrente, a Anitta tem clareza do seu core business e se preocupa com a forma que dialoga com seu público. A cantora sabe que seus fãs são de uma geração que não desgruda do celular e que estão constantemente conectados no Facebook e por isso, ao invés de anunciar uma grande novidade em um programa de televisão, a funkeira prefere criar uma campanha de engajamento em seu próprio canal nas redes sociais com direito a transmissões ao vivo e postagens constantes. Como ela fez com o lançamento do sigle “Paradinha”.
A questão aqui, é saber como, quando e onde seu público se relaciona e consome seu conteúdo. Sabendo disso, fica muito mais fácil ter uma comunicação efetiva com ele.
Agora sim, vamos para o último e grande ensinamento de Anitta.
A estratégia de educação de mercado
Por vir de um gênero mais marginalizado, a cantora teve que enfrentar preconceitos para conquistar seu espaço, no cenário da música pop. Afinal, a ideia de que o funk seja um estilo musical de menor valor, ainda persiste por inúmeros fatores.
Principalmente por sua origem e popularização nas comunidades mais periféricas. De certo modo, Anitta teve que educar seu grande público e mostrar que seu trabalho poderia proporcionar experiências diferenciadas para os seus consumidores. Além, é claro, de se manter fiel ao público que acompanhava desde o início de sua carreira.
Aos poucos, a cantora foi apresentando seu trabalho de forma recorrente, com uma estratégia de comunicação bem integrada, e assim, conquistou públicos cada vez mais interessados e engajados. Por isso, pensar em estratégias de educação de mercado, servem tanto para a Anitta, quanto para sua empresa. Basta entender melhor o seu mercado e avaliar quais são as melhores formas de atingi-lo.
Bacana né?
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Até mais.