Antes de começar, de fato, as dicas, vamos imaginar o seguinte cenário: você atendeu 100 pacientes no mês e teve um lucro de R$1.000,00. Se dividirmos esses R$1.000,00 por 100 pacientes, podemos dizer que cada um gastou R$10,00 no seu consultório, sendo esse seu ticket médio, de acordo com esse exemplo. Essa á uma maneira de conseguir mensurar quanto seus pacientes investem nos seus serviços e pode ser contabilizado por semana ou por mês. Falar de tíquete médio é muito importante, já que muitos médicos quando procuram uma assessoria de marketing médico, acaba, se esquecendo dos pacientes que já têm e focam em estratégias para atrair os novos clientes.
Se você tem dezena, ou até centenas, de pacientes que vão ao seu consultório, por que não focar neles? Imagine, no exemplo acima, se aumentarmos em 10% o valor mensal de R$10,00 por paciente?
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ToggleOfereça descontos aos pacientes atuais
A primeira dica que separamos para você aumentar o gasto dos pacientes no consultório, é oferecer descontos. Mas sem focar em marketing externo, mas sim tendo em mente aquele paciente que já está no seu consultório, sem se esquecer também segundo o código de publicidade médica, os profissionais não podem oferecer descontos para possíveis pacientes. Mas nesse caso como estamos falando dos pacientes que já estão no seu consultório você pode oferecer um serviço a mais. Por exemplo, se você está fazendo um peeling em uma paciente, pode oferecer a ele um serviço complementar ao primeiro tratamento, mas com um preço diferenciado.
Crie pacotes de serviços
A segunda dica, é criar pacotes de serviços. Levando sempre em consideração que os serviços do pacote precisam ser complementares. Pode ainda ser feito um pacote a longo prazo, onde o pagamento é feito visando alguns meses, ou em alguns casos até um ano de tratamento. Essa é uma técnica muito utilizada em clínicas e consultórios ligados à estética, mas podem ser aplicados à outras especialidades. É importante salientar que a relação médico paciente deve ser respeitada sempre, logo, você não deve indicar um serviço sem que o paciente tenha a real necessidade.
Aposte em clube de fidelidade
A terceira dica, é oferecer o já tradicional clube de fidelidade, ideal no marketing da medicina. Para os pacientes que já frequenta o consultório acaba por ser vantajoso saber que ao fazer um determinado procedimento uma vez ele ganha um x número de pontos, quando faz outro procedimento ou o mesmo mais uma vez, ganha mais pontos e assim por diante no final tem um prêmio. Que pode ser um outro procedimento, realizado como forma de brinde. Com isso é possível transformar um paciente que iria uma vez só ao seu consultório, em um cliente fiel.
Ofereça serviços complementares
A quarta dica que damos, é a oferta de serviços complementares. Por exemplo, se um paciente vai fazer um tratamento para cicatriz de acne, pode ser que oferecer, por exemplo, um trabalho de luz pulsada para melhorar a cicatrização desse procedimento. Geralmente, esse segundo tratamento costuma ser de um valor mais baixo, para diminuir a possibilidade de recusa por parte do paciente. Ou, ainda outro exemplo, se o paciente fez uma cirurgia ortopédica você pode oferecer a ele que continue fazendo uma fisioterapia preventiva, na clínica, dentro de um pacote especial. Ou seja, um serviço complementar.
Pacotes preventivos, são um diferencial
A dica de número 5, complementa a dica anterior. Oferecer pacotes preventivos, tem aumentado ticket médio dos consultórios por fazer com que o paciente, que já vai se tratar com você, realize trabalhos preventivos para que essa doença ou patologia não ocorra novamente. Voltando ao exemplo de uma clínica de ortopedia, se uma lesão foi o que levou seu paciente até você, porque não oferecer um pacote de fisioterapia para que ele possa voltar a fazer os exercícios físicos tranquilamente e não espere ter outra lesão para te procurar. Ou seja, nesse caso você transforma o paciente que só te procuraria quando estivesse machucado, em um frequentador constante do seu consultório que realiza trabalhos para prevenir as lesões.
É importante pensar em como você pode melhorar o seu serviço, ao mesmo tempo em que aumenta a receita do seu consultório. Pensar em ticket médio é importante mesmo que você não aplique nenhuma dessas cinco estratégias. Para aumentar o ticket médio, você tem que saber o quanto cada paciente gasta dentro do seu consultório na média, seja por procedimento ou no geral, porque assim você conseguirá fazer uma estratégia de marketing médico eficiente para o seu consultório.
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