Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a sites otimizados para celular já ultrapassou a quantidade de acessos. De fato, dados recentes sugerem que esta taxa de absorção de acesso à web móvel pode estar subestimada. Independentemente disso, é claramente importante pensar nos planos de marketing digital para internet móvel. Em particular, é fundamental considerar como o site de sua marca irá ser processado em várias telas e dispositivos.
O Google informou recentemente que uma em cada cinco buscas estão sendo feitas a partir de um dispositivo móvel. Ele também afirmou que a prioridade de classificação nos resultados de busca móvel será dado a sites que são otimizados para tais dispositivos. Isto sublinha ainda mais a necessidade de garantir que o seu site seja otimizado para dispositivos móveis.
Índice
ToggleO que é site responsivo?
A otimização de sites para dispositivos móveis pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Existem três abordagens principais para essa otimização:
- Cumprimento mobile ‘amigável’: construindo seu branding para que ele leve em conta as melhores práticas, para permitir a visualização de um dispositivo móvel (essencialmente ter certeza de que o site ‘funciona’).
- Site mobile: construção de um site móvel especialmente projetado e otimizado.
- Responsabilidade web: construção de um site que irá se adaptar automaticamente ao layout e ao fluxo da tela do dispositivo.
As abordagens 2 e 3, enquanto exigem esforço e recursos adicionais, tem várias vantagens sobre a primeira abordagem, incluindo:
- Tempos de carregamento mais rápidos;
- Capacidade de visualizar em um maior número de dispositivos/telas;
- Experiência melhorada do usuário com facilidade de navegação;
- Contextualização para o ambiente móvel;
- Aumento da relevância: conteúdo focado no que seria mais útil para um usuário móvel;
- Maior funcionalidade (toque de chamada, toque para enviar e-mail, etc).
Criação de site para celular
A Agência Mostra trabalha com criação de sites para determinar a abordagem mais adequada para mobile, dado seus objetivos, público-alvo, orçamento e cronograma. Enquanto um site totalmente otimizado para dispositivo móvel é desejável, nem sempre é viável ou adequado para todas as marcas e situações.
Comparado a um ‘desktop’ tradicional, a iluminação, o ruído de fundo, as limitações de tempo, etc, tudo cria uma experiência muito diferente para um usuário móvel. Um site otimizado para esses usuários podem significar o sucesso da sua marca em incorporar todas estas considerações.