A importância de otimizar seu site para celular

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a sites otimizados para celular já ultrapassou a quantidade de acessos. De fato, dados recentes sugerem que esta taxa de absorção de acesso à web móvel pode estar subestimada. Independentemente disso, é claramente importante pensar nos planos de marketing digital para internet móvel. Em particular, é fundamental considerar como o site de sua marca irá ser processado em várias telas e dispositivos.

O Google informou recentemente que uma em cada cinco buscas estão sendo feitas a partir de um dispositivo móvel. Ele também afirmou que a prioridade de classificação nos resultados de busca móvel será dado a sites que são otimizados para tais dispositivos. Isto sublinha ainda mais a necessidade de garantir que o seu site seja otimizado para dispositivos móveis.

O que é site responsivo?

A otimização de sites para dispositivos móveis pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Existem três abordagens principais para essa otimização:

  1. Cumprimento mobile ‘amigável’: construindo seu branding para que ele leve em conta as melhores práticas, para permitir a visualização de um dispositivo móvel (essencialmente ter certeza de que o site ‘funciona’).
  2. Site mobile: construção de um site móvel especialmente projetado e otimizado.
  3. Responsabilidade web: construção de um site que irá se adaptar automaticamente ao layout e ao fluxo da tela do dispositivo.

As abordagens 2 e 3, enquanto exigem esforço e recursos adicionais, tem várias vantagens sobre a primeira abordagem, incluindo:

  • Tempos de carregamento mais rápidos;
  • Capacidade de visualizar em um maior número de dispositivos/telas;
  • Experiência melhorada do usuário com facilidade de navegação;
  • Contextualização para o ambiente móvel;
  • Aumento da relevância: conteúdo focado no que seria mais útil para um usuário móvel;
  • Maior funcionalidade (toque de chamada, toque para enviar e-mail, etc).

Criação de site para celular

Agência Mostra trabalha com criação de sites para determinar a abordagem mais adequada para mobile, dado seus objetivos, público-alvo, orçamento e cronograma. Enquanto um site totalmente otimizado para dispositivo móvel é desejável, nem sempre é viável ou adequado para todas as marcas e situações.

Comparado a um ‘desktop’ tradicional, a iluminação, o ruído de fundo, as limitações de tempo, etc, tudo cria uma experiência muito diferente para um usuário móvel. Um site otimizado para esses usuários podem significar o sucesso da sua marca em incorporar todas estas considerações.