Criar uma persona nada mais é que identificar as principais características de seus potenciais clientes, a fim de descobrir quem são aqueles que adquirem seus produtos/serviços, como chegaram até ela, o que os motivou a realizar a compra, além de identificar quais os canais que estão presentes para então saber a melhor forma de se comunicar com eles.
Esse tipo de estratégia de marketing é fundamental, pois a partir do momento que tem um maior conhecimento do seu público alvo e uma persona bem construída as chances de converter os leads se torna ainda maior.
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ToggleComo criar e identificar personas para seu negócio
Defina o tipo de pesquisa
A criação de personas deve começar definindo o tipo de pesquisa que será realizada, existem inúmeras formas de fazer isso, porém, geralmente as mais utilizadas são a entrevista semiestruturada e o questionário.
A entrevista semiestruturada se trata de um conjunto de perguntas pré-definidas, na qual o entrevistador tem a possibilidade de explorar novas interrogações em cada situação. Enquanto o questionário contém uma lista de questões definidas.
Estabeleça as perguntas
O grande segredo dessa estratégia de marketing é saber estabelecer as perguntas adequadas, que podem variar com cada tipo de negócio.
Seja em uma entrevista ou questionário é importante conter as seguintes questões: sexo; idade; profissão; segmento que a empresa atua; nível de escolaridade; onde costuma ler e qual tipo de seria interesse assistir relacionado ao produto; quais os maiores desafios na vida e/ou no trabalho; quais foram suas reais motivações ao procurar o produto; como você estava antes de procurar o serviço; no que exatamente o serviço te ajudou; existe alguém que influenciou em sua decisão por procurar pelo produto/serviço.
Escolha a forma de aplicação da pesquisa
Vale destacar que a pesquisa deve ser aplicada não somente com os atuais clientes, mas também com clientes antigos. Também é importante entrevistar leads que já se converteram em alguma página de captação.
O recomendando é aplicar a pesquisa com 20 entrevistados, no mínimo, de forma que ajude a conseguir uma análise satisfatória, para então construir as personas adequadas.
Analise os dados
Por fim, agrupe todas as respostas semelhantes obtidas para identificar padrões e construir as personas. Você pode utilizar uma planilha para reunir os dados e filtrar por perfis para facilitar a análise.
Lembre-se que o objetivo é levantar as informações mais necessárias de acordo com o modelo de negócio do cliente, na qual consiga identificar duas ou mais personas, que devem ser avaliadas e remodeladas ao longo do tempo.
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