Atualmente no Brasil a cada dia em média de 4 em 10 brasileiros tem o desejo de iniciar o seu próprio negócio digital, sim, não é todo mundo que está disposto a pagar o preço do sucesso. Porém muitos desses que iniciam, se jogam no mundo digital totalmente sem preparo, ou até mesmo, se fissuram apenas no resultado, querem logo aquele dinheiro ‘fácil’ (que sabemos que não é assim que funciona, porém eu posso te ajudar, no final do artigo te conto) e esquecem o principal, do estudo e da qualificação, ainda assim, muitos estudam, se dedicam e não tem resultados, o que tenho percebido ultimamente é que muita gente vem questionando a falta de retorno, me questionam diariamente que investem em anúncios no facebook, google e afins e ainda não obtém nenhuma venda, mantendo um ROI negativo. E ai começam as dúvidas, será se meu erro é na landing page, ou no anúncio, ou na copy? E hoje respondo para vocês, muitas vezes o erro não está em nenhum desses pontos, e sim na definição de sua Persona corretamente. Nesse artigo irei compartilhar com você um pouco mais sobre Personas, e de como você pode definir a sua.
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ToggleComo criar uma persona no marketing?
Para você conseguir colocar todas as informações que você coletou em forma de uma Buyer Persona, nós aqui utilizamos um simples template com tudo que precisa ser contemplado, copie para seu editor de texto e preencha-o corretamente, com muito cuidado e atenção! Você já terá uma Persona definida, daí, é só começar a gerar conteúdo e realizar suas vendas para o público alvo, indico realizar um funil de vendas, atingindo totalmente a dor da persona, e focar que você pode ajudá-la a solucionar.
- NOME DA PERSONA:
- SEXO:
- IDADE:
- CARGO/OCUPAÇÃO:
- EMPRESA:
- EDUCAÇÃO:
[Indico você utilizar uma foto ilustrativa, para te ajudar a identificar essa persona]
*Esses dados devem ser baseados nas pesquisas, entrevistas e questionários que você fez! Claro que alguns serão inventados, como o nome da persona.
- PRINCIPAIS OBJETIVOS
Quais são os principais objetivos que essa persona deseja alcançar? O que ela almeja e busca? (Faça mais entrevistas com seus clientes e prospectos para conhecer melhor seus problemas e seus desafios.)
- PRINCIPAIS PROBLEMAS / DESAFIOS
Quais são os principais obstáculos encarados por ela em seu dia a dia? Quais os principais desafios que ela encontra ao buscar seus objetivos?
- COMO MINHA EMPRESA\PRODUTO PODE AJUDÁ-LA
Por quê sua empresa é a solução que essa persona busca? (Entender como sua empresa pode ajudar uma persona irá auxiliar o setor de vendas na hora de negociar um contrato).
Confira um exemplo de persona pronta
- NOME DA PERSONA: Larissa
- SEXO: Feminino
- IDADE: 28 Anos
- CARGO/OCUPAÇÃO: Dona de Casa
- EMPRESA: —
- EDUCAÇÃO: Ensino médio completo.
- INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Mãe de dois filhos.
- PRINCIPAIS OBJETIVOS:
Larissa tem o desejo de voltar a ter o corpo antes da gravidez.
- PRINCIPAIS PROBLEMAS / DESAFIOS:
Larissa não tem tempo de sair de casa para nada, mal consegue sair para fazer compras, imagina passar uma hora em uma academia? O marido já vem à criticando pelo corpo não tão maravilhoso, e isso à vem deixando totalmente deprimida e desmotivada com tudo.
- COMO MINHA EMPRESA/PRODUTO PODE AJUDÁ-LA:
Nosso produto é feito para pessoas assim, mães que não tem tempo de nada, que não conseguem ao menos respirar de tantos afazeres, afinal, sabemos a correria do dia a dia. Nosso produto é um treinamento baseado em apenas 16 minutos diários, que Larissa pode realizar em qualquer lugar, em casa, na praia, até mesmo em uma viagem de passeio, e com isso ela irá ter o seu corpo desejado, recuperando sua auto-estima e o brilho dos olhos do marido.