Existem diversas estratégias para criar sua identidade virtual e ganhar seu espaço no mundo digital, sem contar que com a rotina das pessoas que estão sempre correndo e recebendo informações a todo momento, nem sempre é fácil ganhar a atenção dos usuários e se tornar preferência.
Diferente do que era a alguns anos atrás, hoje as pessoas escolhem quais notícias, por qual meio e de qual empresa querem receber, então para ganhar seu espaço é preciso se adaptar ao ritmo acelerado das mídias.
Portanto, para conseguir encontrar o caminho no meio de tantas opções, é preciso ter definido o que sua empresa busca e ter uma resposta objetiva e clara, para assim conseguir pensar na melhor estratégia e com os melhores canais.
Esse conteúdo foi pensado para te ajudar a escolher o melhor canal de divulgação para que seus objetivos no meio digital sejam alcançados!
Índice
ToggleCanais online e offline
Os canais de divulgação são os meios que as empresas usam para alcançar seu público-alvo em maior número.
Por meio de conteúdos desenvolvidos para aproximação de seus consumidores, levam os produtos ou serviços até eles.
Assim criam um vínculo com seus clientes e conquistar mais leads.
Sendo possível o uso de canais online pelas redes sociais, anúncios, etc. Ou os canais offline, como folhetos e revistas.
Os mais eficazes que alcançam mais pessoas são o canais online, mas, como atingi-las?
Persona
O primeiro passo para realizar qualquer estratégia é saber para quem você estará comunicando. Ou seja, definir seu público-alvo.
A persona é como um personagem fictício que você cria como a representação de uma pessoa, que no caso, é a representação do seu cliente ideal.
Para criá-la, você deve definir características como:
- Idade
- Gênero
- Região que reside
- Crenças
- Gostos
- Hábitos
- Habilidades
- Profissão
- Classe social
Tendo isso definido, você saberá como e onde encontrá-los e de que forma irá ganhar sua atenção.
Você pode usar alguns canais com as estratégias do marketing digital, nesse artigo você encontra os principais!
1 – Anúncios através de Links Patrocinados
Os links patrocinados são anúncios que aparecem frequentemente no Google, de acordo com os termos de pesquisa.
Por exemplo, quando alguém procura no Google por “aparelho dentário preço” ou “aparelho lingual preço“, os links patrocinados serão colocados em primeiro lugar na classificação, ou seja, eles são os primeiros a aparecer para o usuário.
O mesmo acontece em algumas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.
Esta é uma ferramenta para aqueles que procuram resultados rápidos e precisos, além da colocação do Google, também garantem outras vantagens, como:
- Aumento de alcance na página;
- Maior visibilidade;
- Baixo investimento;
- O aumento da geração de leads
2 – E-mail marketing
Esta é uma ferramenta que exige um cuidado espacial para seleção de base de e-mails, chamada e URL.
Isso porque existem grandes chances do e-mail ser direcionado direto para a lixeira ou para o spam, quando não se segue algumas boas práticas, como por exemplo manter uma seleção cuidadosa de e-mails e uma URL confiável.
Outra boa prática que garante efetividade na entrega é não utilizar chamadas de e-mail com “promoção”, “desconto” e afins, pois estes afastam os leitores.
O e-mail marketing é uma estratégia eficaz para quem quer fortalecer o relacionamento com seus consumidores, pois garante um canal direto com eles.
3 – Site e Blog
Essa é uma dupla que não pode faltar se seu objetivo é crescer no mundo virtual, pois é o conjunto essencial para ganhar visibilidade e credibilidade.
O site é a “cara” do seu negócio, onde os consumidores podem encontrar a sua história e da sua marca: de onde vem, quais são os valores, qual sua equipe, seu contato, localização, etc.
Além de informações gerais, um site se torna mais valioso quando ele contém um blog.
Este é o lugar onde você está livre para tratar de várias questões do seu segmento, todas as possibilidades estão em suas mãos, tendo em conta as buscas que seu público fazem.
O Google fornece ferramentas para acessar as palavras mais procuradas pelos usuários e pode ser usado como base para definição dos temas.
Por exemplo, se você possui um consultório odontológico, os usuários podem procurar informações como “implante dentário” ou quando procuram mais em relação aos valores como “clareamento dental preço“.
A ideia é reforçar a sua imagem no mercado, gerando autoridade e confiança.
4 – Redes Sociais
Essas são tão essenciais quanto o blog e o site, pois é aqui que você irá criar a identidade da sua marca. Inclusive, neste espaço você pode compartilhar os conteúdos do seu blog.
Mas para definir quais redes irá investir, precisa ter identificado sua persona, pois existem diversas redes:
Você precisa saber quais delas são usadas pelo seu público, para que assim tenha um investimento eficaz.
Lembrando que cada uma possui sua abordagem e ferramentas, então mesmo que use todas elas, cada uma demanda uma abordagem diferente.
Não perca tempo, inicie o investimento nesses canais!
O mercado e o mundo digital estão em constante mudança e evolução, ou seja, sempre surgem novas ferramentas e novas estratégias.
Por isso, a principal dica para se conquistar o sucesso da sua empresa é estar sempre atento às mudanças. Sentindo necessidade, não hesite em procurar profissionais especialistas nessas estratégias!
Mas lembre-se, não existe uma receita de bolo para se conquistar o sucesso, você deve conhecer seu mercado, seu público e seu produto/serviço, para assim, conseguir escolher qual estratégia e qual canal melhor se enquadra no seu segmento.
Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal