Diferença entre HTTPS e HTTP

Uma das maiores preocupações, tanto dos usuários quanto dos desenvolvedores da internet é a segurança. Dados bancários e pessoais, transações financeiras e material sigiloso podem ser alvos fáceis de pessoas má intencionadas, por isso, milhões de dólares são investidos anualmente para melhorar os protocolos de segurança da internet.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol) and HTTPS (HTTP Secure) são protocolos utilizados para comunicação entre dispositivos na internet. A principal diferença entre eles é que o HTTPS utiliza criptografia para proteger as informações transmitidas entre o dispositivo do usuário e o servidor.

Quando você se conecta a um site usando HTTP, as informações transmitidas, como senhas e dados sensíveis, podem ser facilmente interceptadas por terceiros. Já o HTTPS criptografa essas informações antes de transmiti-las, tornando mais difícil para os invasores acessarem esses dados.

Outra diferença é que os navegadores modernos geralmente exibem uma indicação visual de que um site é seguro quando ele usa HTTPS, como um cadeado verde ao lado da URL. Isso dá aos usuários uma indicação de que os dados que eles estão enviando para o site estão sendo protegidos.

Além disso, sites que usam HTTPS geralmente são considerados mais confiáveis pelos mecanismos de busca e podem ter uma classificação superior nos resultados de busca.

HTTPS e HTTP

Esses protocolos são conhecidos como HTTP e HTTPS, e ficam na barra de navegação, onde o usuário digita o endereço que pretende visitar. O HTTP é o protocolo que regulamenta a comunicação entre o servidor e a máquina do usuário, mas por trabalhar apenas com texto, acaba sendo bem mais vulnerável.

As vantagens do HTTPS

O HTTPS é a versão mais segura do HTTP, onde os dados são criptografados e a comunicação é feita através de duas contas, uma pública e outra privada. No HTTPS as informações como IP e outras são checadas antes de permitir o acesso do usuário, o que traz mais segurança à navegação.

Para saber se o site que você está visitando possui o protocolo seguro HTTPS basta verificar na barra de navegação se a sigla está lá. Nela, também constará o ícone de um cadeado, que indica que a navegação é segura e criptografada. Esse é o primeiro aspecto que deve ser observado em sites de bancos ou aqueles que solicitam um login e senha para o acesso, pois se o protocolo for apenas o HTTP o risco é muito maior.

Segurança é a principal diferença

Em linhas gerais, o HTTPS é bem mais seguro que o HTTP, e mesmo esse protocolo não impede que seus dados sejam acessados por quem não deveria. Manter um sistema de segurança em sua máquina e evitar abrir links desconhecidos, principalmente os enviados via spam são medidas fundamentais para que se tenha o máximo de segurança possível ao navegar pela internet.

Em resumo, o HTTPS é considerado mais seguro que o HTTP pois garante a privacidade e segurança na comunicação entre o cliente e o servidor, diminuindo a chance de interceptação e/ou modificação de informações, e geralmente passa uma percepção de confiança para os usuários e motores de busca.