Guia prático do Marketing de Conteúdo

Você já ouviu falar sobre marketing de conteúdo? Muito provavelmente sim, mas o que você talvez não saiba ainda, é que ele é uma excelente estratégia para atrair e engajar clientes.

Além das estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo pode fazer com que o seu público alvo tenha uma melhor percepção sobre a sua marca e produtos, e para tal, existem técnicas simples que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

Como sabemos investir somente em marketing digital já não é diferencial para atrair clientes. Ele de fato contribui muito para a atração, mas o maior responsável pela fidelização do seu público está nas estratégias aplicadas no marketing de conteúdo.

Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e ver como ele pode contribuir para o crescimento das suas vendas? Então se liga no material completo que preparamos para você conhecer tudo a respeito dessa estratégia que tem feito a diferença no faturamento de inúmeras empresas espalhadas pelo Brasil.

Marketing de Conteúdo: o que é?

Não precisamos recorrer a dados estatísticos para percebermos que as estratégias de marketing digital são utilizadas pela maioria das empresas brasileiras, e não somente pelas grandes companhias, as pequenas também se valem do marketing digital para atração de novos clientes e fixação da marca.

Como já tratamos na publicação dedicada ao marketing digital, com cerca de R$1,00 por dia você já pode investir nessa estratégia que tem como principal benefício, a atração de novos clientes. Mas quando tratamos de marketing de conteúdo, temos outra vantagem em relação ao primeiro; com ele, você pode atrair e fidelizar clientes utilizando apenas um pouco do seu tempo.

E qual o motivo do marketing de conteúdo ter essa vantagem econômica? Simples…

O marketing de conteúdo é uma forma de aumentar a sua rede de clientes e fidelizar os atuais, entregando a eles conteúdo de qualidade, gerando envolvimento e valor para as pessoas, fazendo com que elas tenham uma visão positiva sobre a sua marca. Assim, seu processo de vendas ocorre de forma mais natural, uma vez que seu cliente já está positivamente envolvido com o conteúdo que você produz.

Como podemos ver, essa estratégia busca envolver o seu público diretamente com a sua marca, fazendo com que exista uma estreita relação entre ambos. E como sabemos, quando existe afinidade entre empresa e cliente, a tendência é de crescimento.

Muito embora essa estratégia possa parecer nova, ele surgiu ainda no mundo offline, ou seja, muito antes da popularização dos computadores e dos dispositivos móveis, já naquela época grandes empresas investiam na criação e propagação de conteúdo para engajar seu público consumidor.

Podemos citar a própria Ford, que em meados da década de 30 mantinha publicações com matérias sobre carros e assuntos relacionados. Ou seja, a cerca de 80 anos já se fazia marketing de conteúdo, muito além de fazer os tradicionais anúncios para compradores de carros, ela também entregava conteúdo envolvente ao seu público.

A diferença, é que atualmente qualquer empresa, por menor que seja, pode investir nessa estratégia dedicando um pouco de tempo. Seja através de publicações de uma revista própria, seja através das redes sociais ou por meio de site próprio.

Pode ser, que nem todos aqueles que consomem o seu conteúdo possuem interesse no produto que você vende, mas estar em contato frequente com o seu público, pode fazer surgir uma necessidade que nem eles sabiam existir no curto, médio ou longo prazo.

Podemos concluir que o marketing de conteúdo é em suma, engajar e educar o seu público, fazendo com que você ganhe autoridade e tenha influência sobre as decisões de compra das pessoas que você quer atingir. Marketing de Conteúdo é muito mais que falar sobre o seu produto ou serviço, é falar sobre o que os seus clientes precisam.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Muito embora se debata sobre as eficácias relacionadas a publicidade tradicional e ao marketing de conteúdo, é notável que o segundo vem apresentando crescimento ano após ano e possui inúmeras vantagens.

A razão para tal é a facilidade com que os empreendedores podem influenciar e gerar autoridade junto ao seu público alvo. Enquanto na publicidade é possível exibir seus produtos a um vasto público com investimento relativamente baixo, no marketing de conteúdo você pode direcionar seus esforços aos clientes em potencial.

Com a criação de conteúdos relevantes ao seu nicho, ajudando na resolução dos problemas do seu público, você facilmente torna-se referência e cria autoridade. Como consequência, o processo de venda – bem como a recorrência das vendas – torna-se mais natural.

Ainda, podemos destacar alguns dos objetivos do marketing de conteúdo e como eles podem contribuir significativamente com o crescimento dos seus negócios.

Geração de tráfego orgânico

Seja na sua página do Facebook, perfil no Instagram, site ou blog, o marketing de conteúdo tem enorme potencial de gerar tráfego orgânico e de qualidade para seus perfis nas redes sociais ou site.

Muito mais do que simples visitantes gerados através das mídias tradicionais, o tráfego gerado por essa estratégia tem o poder de atrair o público que busca produtos ou serviços do nicho que você atua.

Ele ainda será influenciador no nível de percepção que o seu público tem sobre você, ou seja, ele contribui de forma direta para a criação da sua autoridade. Uma vez criada a autoridade, seu público verá você como especialista no assunto tratado e recorrerão a você sempre que tiverem uma necessidade relativa ao seu conteúdo.

Essa percepção não é criada do dia para a noite, bem como o tráfego orgânico também não cai do céu. O compartilhamento frequente de conteúdo é que fará com que você seja visto como especialista e lhe renderá o tráfego no decorrer do tempo.

Muito embora uma boa estratégia de marketing de conteúdo seja fundamental para a geração de tráfego, é importante também dar atenção ao SEO (Search Engine Optimization) – tratamos deste assunto neste outro artigo, tire um tempinho e entenda como o SEO pode influenciar de maneira significativa para a geração de tráfego para o seu site – pois ele é a base para que os motores de busca indexem seu site corretamente.

Além das técnicas específicas de SEO, é necessário que você invista em bons conteúdos para o seu nicho, artigos muito curtos, ou com pouca relevância, ou que realmente não atendam as demandas dos seus clientes, não irão contribuir para o tráfego do seu site, e consequentemente, para a sua autoridade.

Uma das melhores formas de gerar engajamento nas redes sociais, conquistar autoridade e tráfego, é a publicação constante de bons artigos, pois quanto maior o número de pessoas interagindo com o seu conteúdo, maior também será o tráfego gerado e consequentemente, melhores serão os resultados obtidos.

Aumentar a visibilidade da sua empresa

Diga-me um empresário ou empreendedor que não quer ter a sua marca como referência?! Nescau e Bombril são dois exemplos de marcas que alcançaram tal patamar. E como eles chegaram nesse ponto? Basicamente, estratégias de marketing muito bem definidas e executadas.

Você pode dizer: “ok, por trás deles existem grandes empresas com um volume astronômico de dinheiro para fazer publicidade nas grandes emissoras de TV. Concordo plenamente com você, mas raciocine comigo: você passa mais tempo olhando para a televisão ou para a tela do seu computador ou smartphone?

As velhas estratégias de marketing já não são mais eficientes como eram a 10 anos atrás, e o marketing de conteúdo faz parte dessa revolução. Exibir uma família à mesa tomando café da manhã com uma determinada margarina já não é mais suficiente para lhe tornar relevante. As pessoas buscam mais, as pessoas buscam conteúdo.

E qual a melhor maneira para se destacar? Claramente, investir em conteúdo. Como já mencionado acima, quando você investe em conteúdo de qualidade e relevante, você cria autoridade sobre esse assunto e consequentemente sua empresa cresce.

Se você vende sapatos femininos, como se tornar referência nesse setor? Somente exibir seus produtos já não é mais suficiente, você precisa investir em conteúdo, mostrar como seus produtos são fabricados, as melhores maneiras de cuidar do produto, como é o processo de tratamento do couro, quais as melhores ocasiões para determinado calçado, roupas que irão combinar com um salto, ou uma rasteirinha, entre outros.

Enfim, as possibilidades são inúmeras, e você pode aumentar a visibilidade da sua empresa com pouco investimento, seja ele de tempo, seja ele de dinheiro, ou ambos.

O conteúdo é a força motriz que irá engajar o seu público, ele fará com que a sua marca tenha mais interação junto aqueles que tem interesse no seu produto ou serviço. E quanto maior o interesse e interação, maiores serão as suas vendas.

Diminuir o custo para atingir seu público

Assim como já comentamos na publicação que trata sobre marketing digital, a atração de clientes tem se tornado tarefa cada vez mais fácil e assertiva com os novos formatos de mídia, uma vez que é possível segmentar o público e obter resultados com valores relativamente baixos.

Muito embora o investimento em publicidade reduza o tempo para captação de clientes, ele por si só não é efetivo para o retorno do mesmo. Neste momento que o marketing de conteúdo entra para que você possa fidelizar sua clientela.

Quando trabalhamos com marketing de conteúdo, em geral, os resultados demoram mais para aparecer, no entanto, a sua rentabilidade supera em vários níveis aqueles comparados com as outras estratégias de venda.

Pegamos ainda como exemplo a loja que comercializa sapatos femininos pela internet. Com as estratégias de marketing digital e SEO implementadas, o potencial de tráfego orgânico gerados em 30 dias pode ser de 100.000 visitas. É um potencial gigantesco para gerar vendas e obter ganhos bastante razoáveis, mas no geral, fica somente por aí.

Agora, se aliado às estratégias de marketing digital essa mesma empresa investir em marketing de conteúdo, qual será o potencial de tráfego orgânico nessa mesma loja? Talvez ela duplique os acessos no longo prazo, talvez triplique, ou ainda, talvez ela possa investir um valor muito menor em publicidade e obter a mesma quantidade de acessos mensais.

É importante ressaltar, que embora o marketing de conteúdo seja uma estratégia relativamente barata, sempre haverá investimento; seja ele de tempo, seja na contratação de uma pessoa que irá produzir conteúdo, editar, revisar e aperfeiçoar o conteúdo da página.

Mesmo que esse custo exista, existem diversas formas de você adquiri-lo, pode ser através da contratação de uma pessoa que focará especificamente na produção de conteúdo, pode ser através da contratação de profissionais liberais que criarão um determinado conteúdo e cobrarão somente por ele, ou você mesmo pode produzi-lo.

Para muitos, pode parecer um investimento além das necessidades da empresa, ou que a mesma não suporte os custos de mais um profissional, mas lembre-se: uma única publicação quando bem-feita e otimizada, pode atrair tráfego e gerar uma quantidade enorme de vendas por anos.

Com isso, se você teve um custo de R$100,00 para a produção de um artigo e ao longo de 24 meses subsequentes ele lhe gerar R$30.000,00 em vendas, você tem um custo ínfimo para o número de vendas geradas. E ainda, o custo é gerado somente no 1º mês, no demais, você estará apenas colhendo os frutos que ele pode lhe trazer.

Campanhas de e-mail marketing efetivas

Pode parecer até um pouco retrógrado – até por que já tentaram matar o e-mail alguns vezes -, mas uma das formas mais efetivas de geração de vendas é através de estratégias de e-mail marketing.

Não simplesmente disparar e-mails com seus produtos e ofertas, já que esse tipo de e-mail estamos cansados de receber diariamente. Como mencionado anteriormente, as pessoas estão buscando por conteúdo, e conteúdo que resolva algum problema, que às vezes elas nem sabiam ter.

Se pensarmos que as pessoas conhecem a sua empresa, sabem em que nicho você atua e ainda assim não compram o seu produto, talvez exista algo que não as deixou confortável para tal. Às vezes, falta para sua empresa a estratégia que fará com que elas se sintam confiantes para comprar o seu produto ou serviço.

Uma das melhores estratégias é sem dúvida o marketing de conteúdo, pois através dele, você deixará de simplesmente disparar suas campanhas de e-mail marketing contendo suas promoções e lançamentos. Você entregará conteúdo de qualidade e fará com que sua empresa crie vínculos com os seus clientes, ou possíveis clientes.

No momento certo, quando cada pessoa se sentir confortável e confiante para adquirir o produto ou serviço que você vende, com certeza eles irão preferir adquirir de você que investe em conteúdo de qualidade e relevante, do que seu concorrente que continua com as velhas estratégias de e-mail marketing com e-mails que sempre vão parar na lixeira.

Vale ressaltar, que o número de leitores vai aumentando a medida que você vai criando conteúdo. Se você possui uma lista com 100 e-mails, investindo em marketing de conteúdo de qualidade e relevante, poderá ver esse número aumentar em pouco tempo. É comum que as pessoas se relacionem com aquelas que tem interesses parecidos, bem como, é comum que essas mesmas pessoas recomendem seu conteúdo para sua rede de contatos.