O cenário da área da saúde está cada vez mais competitivo e concorrido e por isso a importância de apostar no marketing médico para se diferenciar e conseguir atrair pacientes.
O que acontece de fato, é que o acesso à internet e a busca por informações fez com que as pessoas se tornassem mais criteriosas e é nesse momento que o profissional da saúde deve contar com uma agência especializada em marketing médico para aplicar estratégias eficazes de fidelização de pacientes.
Mas, a pergunta que muitos profissionais da área têm é: como atrair e fidelizar pacientes? E é nesse post que responderemos essa pergunta, por meio de dicas infalíveis para sua clínica.
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ToggleComo atrair e fidelizar seus pacientes no Marketing Médico
Ao contrário dos que muitos pensam, o marketing médico não se baseia apenas a simples propagandas, mas sim implica em um conjunto de atividades aplicadas para criar, comunicar e entregar valor para o público em questão.
Portanto, antes de pensar em apostar nesse tipo de marketing na área da saúde, é importante alinhar algumas questões que devem estar de acordo com a expectativa do paciente sobre o seu atendimento com a experiência que ele de fato obtém.
Ou seja, o objetivo é mostrar o valor do seu serviço aos pacientes, destacando o seu diferencial e oferecendo a melhor experiência possível a eles enquanto estão em sua clínica.
Conheça o seu público alvo
O primeiro passo antes de criar estratégias para fidelizar pacientes é conhecer a fundo o seu público alvo. Para isso, você deve entender as necessidades, expectativa e problemas para entregar a ele soluções.
Procure saber qual a idade média de seus pacientes, seu gênero, principais meios de comunicação que utilizam, meios digitais que costumam utilizar e assim por diante. Todas essas informações serão essenciais para você saber onde e como aplicar suas ações de marketing médico.
Ao levantar todos esses dados será possível economizar tempo e dinheiro, até porque, estará investindo em campanhas direcionadas e segmentadas com o público ideal.
Isso porque, entender as características e comportamentos dos seus pacientes é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing. Lembre-se que conhecer seu público alvo vai além de saber como atrair pacientes e fideliza-lós, mas sim ajuda a atender expectativas e oferecer uma melhor experiência a eles.
Atendimento
Depois de conhecer o público alvo, a próxima etapa é pensar sobre como está lidando em relação com atendimento em sua clínica. Porém, muitos profissionais acabam confundindo atendimentos com consultas, sendo que de fato, a consulta é o momento em que o paciente apresenta seus problemas e o médico avalia toda a situação.
E o atendimento é muito mais amplo, ele começa desde o momento em que o paciente entra na sua clínica e vai até o momento pós-consulta, na hora do pagamento ou até mesmo na sala de espera por exemplo.
Podemos afirmar que é uma das questões mais importantes, afinal, é o primeiro impacto sobre a experiência do paciente em seu consultório e dependendo da forma como ele for tratado, nunca mais terá vontade de voltar.
Por isso, capacite o profissional de recepção de sua clínica, apresentando a ela a maneira correta de como se referir ao paciente, o que oferecer a ele enquanto espera pela consulta.
Lembre-se da importância do marketing sensorial, ou seja, oferecer um ambiente confortável e aconchegante, de maneira que ele tenha sempre vontade de voltar em sua clínica e comentar muito bem sobre ela com amigos a familiares.
Divulgação
A divulgação é sem dúvidas fundamental para atrair pacientes, procure pensar em estratégias que ajude seu consultório ser principal lembrado pelas pessoas.
Investir em folhetos e propagandas valem a pena sim, mas não esqueça que a identidade visual do seu negócio é muito mais importante para maior visibilidade e credibilidade da clínica.
Afinal, a partir dela é possível gerar uma certa autoridade, devido ser elaborada de acordo com o tipo de serviço que oferece. Trata-se se algo exclusivo e marcante, em que ajudará as pessoas lembrarem de você ao utilizar em todos os meios de comunicação que estiver presente.
Valores cobrados em consultas
A precificação deve fazer parte das estratégias de marketing médico, até porque, antes de cobrar um valor na consulta, você deve entender o seu público alvo para saber quanto seus pacientes estão dispostos a pagar é a base para definir qual será a sua margem de lucro, por exemplo.
Outra dica importante é analisar os valores cobrados pelos seus concorrentes para obter um bom parâmetro de comparação. Não se esqueça que as pessoas sempre buscam pelo melhor custo-benefício, ou seja, o somatório da experiência durante o atendimento com o preço cobrado pelas consultas influencia a percepção de valor do seu paciente em relação à clínica.
Métricas
Não adianta investir em estratégias sem analisa-las e chegar aos resultados e imagino que você deve estar se perguntando como fazer isso não é mesmo?!
Existem algumas formas de acompanhar essas métricas, para isso, você deve começar acompanhando o aumento no número de pacientes em sua clínica.
Uma ótima dica é perguntar a eles de que maneira eles encontraram o consultório no momento do cadastro para a consulta.
Procure avaliar também a quantidade de pessoas que retornaram a sua clínica para realização de outras consultas, tais informações são importantes para entender como está a sua fidelização de pacientes.
Por fim, faça um balanço financeiro, levando em conta os valores adquiridos com esses novos pacientes e consultas de retorno. Não esqueça de anotar todos esses dados para medir o Retorno de Investimento de sua campanha. Sabemos que são muitas etapas e estratégias a serem aplicadas no marketing médico e que a falta de tempo impedi de você realizar todas elas não são verdade?! A boa notícia é que nossa agência oferece toda a consultoria necessária para você investir no marketing médico.