O que é análise SWOT?

A Mostra está crescendo e buscando desenvolver novos projetos e parcerias. Neste momento, diversos pontos necessitam cuidado e atenção de toda a equipe. Para um crescimento exponencial de qualidade é preciso entender de mercado e oportunidades, mas principalmente saber quais os pontos fortes e os pontos de melhoria da equipe e dos produtos que já desenvolvemos, entenda mais sobre Análise SWOT .

Como funciona a Análise SWOT

Muito utilizada no marketing para auxiliar nesse processo, existe a Análise SWOT que foi desenvolvida durante a execução de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford na década de 1960. Quem a elaborou foi Albert Humphrey.

SWOT é uma sigla que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e é utilizada para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

A ferramenta é simples, porém efetiva, podendo ser utilizada por empresas ou instituições e também em cenários diferentes, desde a organização de projetos como publicações em uma fanpage até à gestão de uma multinacional.

Com o SWOT é possível ter uma visão estratégica da empresa e saber com maior clareza o que já tem em mãos para tomar decisões de negócios e quais oportunidades têm mais chances de sucesso.

Tabela sobre o que é analise swot.
Entenda o que é analise swot

Mas, o que se enquadra em cada categoria da Análise SWOT ?

  • Strengths (forças) – identifique quais são as vantagens internas, pontos fortes da empresa comparada com outras organizações. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
  • Weaknesses (fraquezas) – identifique quais são as desvantagens internas, pontos de melhoria da empresa em comparação com outras organizações. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
  • Opportunities (oportunidades) – identifique as principais oportunidades do mercado que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
  • Threats (ameaças) – identifique os aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais etc.

E tem mais

Após identificar os pontos acima existe a cruzada de informações dos quatro pontos para obter um molde que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa.

Depois de uma análise crítica e sincera, evidenciando foças e fraquezas, oportunidades e ameaças é hora de criar objetivos e/ou estratégias para obter sucesso.

  • Pontos fortes x Oportunidades = estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.
  • Pontos fortes x Ameaças = estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
  • Pontos fracos x Oportunidades = estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
  • Pontos fracos x Ameaças = estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.

Interessante, não é?

Estamos animados com mais essa ferramenta de aprimoramento no marketing estratégico.