A Mostra está crescendo e buscando desenvolver novos projetos e parcerias. Neste momento, diversos pontos necessitam cuidado e atenção de toda a equipe. Para um crescimento exponencial de qualidade é preciso entender de mercado e oportunidades, mas principalmente saber quais os pontos fortes e os pontos de melhoria da equipe e dos produtos que já desenvolvemos, entenda mais sobre Análise SWOT .
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ToggleComo funciona a Análise SWOT
Muito utilizada no marketing para auxiliar nesse processo, existe a Análise SWOT que foi desenvolvida durante a execução de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford na década de 1960. Quem a elaborou foi Albert Humphrey.
SWOT é uma sigla que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e é utilizada para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.
A ferramenta é simples, porém efetiva, podendo ser utilizada por empresas ou instituições e também em cenários diferentes, desde a organização de projetos como publicações em uma fanpage até à gestão de uma multinacional.
Com o SWOT é possível ter uma visão estratégica da empresa e saber com maior clareza o que já tem em mãos para tomar decisões de negócios e quais oportunidades têm mais chances de sucesso.
Mas, o que se enquadra em cada categoria da Análise SWOT ?
- Strengths (forças) – identifique quais são as vantagens internas, pontos fortes da empresa comparada com outras organizações. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
- Weaknesses (fraquezas) – identifique quais são as desvantagens internas, pontos de melhoria da empresa em comparação com outras organizações. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
- Opportunities (oportunidades) – identifique as principais oportunidades do mercado que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
- Threats (ameaças) – identifique os aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais etc.
E tem mais
Após identificar os pontos acima existe a cruzada de informações dos quatro pontos para obter um molde que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa.
Depois de uma análise crítica e sincera, evidenciando foças e fraquezas, oportunidades e ameaças é hora de criar objetivos e/ou estratégias para obter sucesso.
- Pontos fortes x Oportunidades = estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.
- Pontos fortes x Ameaças = estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
- Pontos fracos x Oportunidades = estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
- Pontos fracos x Ameaças = estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.
Interessante, não é?
Estamos animados com mais essa ferramenta de aprimoramento no marketing estratégico.