Os segredos do Marketing Digital

Não é de hoje que o termo Marketing Digital faz parte da publicidade. Esse nome de significado tão amplo esconde alguns mistérios e pode causar confusão com todas as novidades que constantemente acontecem.

Se você chegou até aqui é muito provável que esse assunto te interesse, então continue lendo o texto que nós vamos te explicar um pouco mais dessa área.

O que é marketing digital?

Entender sua definição não é tão difícil assim. Se pararmos pra pensar no significado das duas palavras separadamente podemos concluir que sua junção é um meio de definir o ato de promover marcas, produtos e serviços utilizando as ferramentas das mídias digitais. Se Marketing, como já diria Philip Kotler, é um processo social onde ocorre a livre negociação de produtos e serviços, e hoje em dia, a maioria das pessoas têm na internet um ambiente de compra, venda e pesquisa, faz muito sentido o surgimento desse segmento.

Se você tem como vitrine do seu produto, ou marca, blogs, sites, plataformas de pesquisa, redes sociais ou outros ambientes digitais que dependam de acesso à internet, considere isso como marketing digital.

Dicionário do Marketing Digital

Como qualquer área de negócios, o Marketing Digital também tem seu próprio vocabulário. A maioria deles em Inglês que, ou foram adotados na língua Portuguesa ou adaptado. Agora nós vamos te contar um pouco mais sobre alguns deles, os mais frequentes.

Persona: Esse não é tão difícil de associar. Persona quer dizer a pessoa para quem o seu produto vai ser exposto. São perfis feitos com base nos consumidores reais, ou potenciais, do seu negócio e servem para ter uma base de como, quando, onde e o que falar para cada público. Como estamos falando de um tipo de marketing que se baseia no digital e, por isso, perde a intimidade do contato humano, a criação das personas estabelece um meio termo de discurso que dita boa parte da comunicação em questão.

– Lead: Em Inglês o verbo to lead significa liderar. No marketing digital nós usamos esse termo para identificar uma oportunidade de negócio, é o que lidera o processo de uma possível concretização de compra. São pessoas as quais temos acesso aos seus dados básicos, como nome e e-mail, por exemplo, que serão posteriormente utilizados no processo de Inbound Marketing.

– Fluxo de nutrição: Esse nome não é tão complicado de entender. É onde se inicia o envio de mensagens através dos canais de contato disponibilizados pelo cliente, com o intuito de transformar um lead em um consumidor. Essas etapas são chamadas de funil de vendas, o que é apenas um outro nome para o que chamamos de jornada do consumidor no marketing tradicional.

Agora que você já leu até aqui e entendeu o significado de três ermos importantes do marketing digital, que tal poder contar com uma agência de publicidade que nasceu no digital e tem cases de sucesso com resultados extremamente satisfatórios para alavancar seu negócio? Estamos esperando seu contato!